Ucrânia aprova permanência de base militar



O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta terça-feira (27) o polêmico acordo que autoriza a permanência de uma base russa na Crimeia, região do Mar Negro, em sessão marcada por incidentes violentos no plenário e por protestos do lado de fora.

Com 236 votos favoráveis de um total de 450 representantes, os deputados aprovaram a permanência da base russa até 2042. O acordo - assinado no último dia 21 pelos presidentes da Ucrânia, Viktor Yanukovich, e da Rússia, Dmitri Medvedev - também foi aprovado por unanimidade no Parlamento russo.

A sessão na Ucrânia foi marcada por incidentes violentos. O presidente da Câmara, Volodimir Litvin, foi atacado com ovos e tentou se proteger sob um guarda-chuva.

Imediatamente após o anúncio da aprovação, deputados do Partido das Regiões, governista, e do opositor Bloco, da ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko, iniciaram uma briga.

Pelo menos três bombas de fumaça foram lançadas em direção à mesa da Presidência e da tribuna reservada para os membros do gabinete de ministros.

Além disso, duas bombas de fumaça obrigaram vários deputados a abandonar a sala, já que a abertura das portas não ajudou a ventilar o recinto.

Nos arredores do Parlamento, milhares de opositores pró-ocidentais gritaram "Morte aos traidores" e "A Crimeia é nossa, fora a frota de Moscou".

Um grande dispositivo policial tentou impedir o avanço dos manifestantes até a sede do Legislativo e mantê-los afastados das centenas partidários do presidente Yanukovich, reunidos atrás de uma faixa com a frase: "Ucrânia e Rússia, aliados estratégicos".

Enquanto isso, no exterior houve manifestações de milhares de pessoas, partidários e adversários do pacto com a Rússia. A assinatura do acordo com a Rússia valeu para a Ucrânia um desconto de 30% na compra do gás natural russo, que as autoridades ucranianas avaliaram em aproximadamente R$ 69 bilhões (US$ 40 bilhões).

A oposição ucraniana tinha convocado um boicote ao acordo sobre a base naval por considerá-lo inconstitucional e perigoso para a soberania do país.

Após a assinatura, Yulia disse que as manifestações serviram para alertar o povo sobre a necessidade de "defender a Ucrânia".

- Estou convencido de que agora a sociedade e as forças políticas devem ter consciência de que é preciso defender a Ucrânia.

A Frota russa do Mar Negro inclui meia centena de navios de guerra - encouraçados, fragatas, submarinos e navios varredores - e quase uma centena de aviões, enquanto a base de Sevastopol hospeda 18,5 mil soldados, entre militares e técnicos, além de seus familiares.

0 Response to "Ucrânia aprova permanência de base militar"

Postar um comentário