Secretaria diz que segurança do litoral de SP está ‘sob controle’

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou em nota divulgada na manhã desta terça-feira (27) que a situação da segurança dos municípios do litoral paulista está sob controle. A declaração é uma resposta à notificação feita pelo governo dos Estados Unidos que recomenda que seus cidadãos evitem viajar para o Guarujá, Praia Grande, Santos, São Vicente.

O relatório foi publicado na sexta-feira (23) e diz que, desde 18 de abril, 13 assassinatos ocorreram nas vizinhanças das cidades. Por conta da possibilidade de "incidentes continuados", o Consulado dos EUA recomenda a seus cidadãos que evitem estas áreas até novo comunicado.

Segundo a nota da Secretaria da Segurança, desde 19 de abril o policiamento na região foi reforçado, “com aumento do efetivo local e a chegada de tropas especializadas”. Ainda segundo a pasta, as autoridades estão atentas para “coibir qualquer perturbação da ordem pública”, e “qualquer cidadão que deseje, pode visitar normalmente as cidades do litoral paulista.”

No domingo (25), o Fantástico mostrou a situação na Baixada Santista. De acordo com a reportagem, a região registrou 23 mortes em apenas oito dias (veja vídeo) - mais do que o divulgado pelo governo dos EUA. Segundo a polícia, a maioria das vítimas é formada por homens entre 18 e 30 anos, sem antecedentes criminais.
Nota-se uma orquestração de condutas que nos apontam na direção da prática do crime organizado”, disse o delegado Josias Teixeira de Souza.

A reportagem mostrou ainda a mudança de rotina no Guarujá por conta da violência: muitas escolas não tiveram aula na semana passada – segundo a prefeitura, por falta de alunos. A notícia de que traficantes teriam ordenado um toque de recolher fez ainda com que comerciantes de Vicente Carvalho, um distrito do Guarujá, baixassem as portas em dois dias.

0 Response to "Secretaria diz que segurança do litoral de SP está ‘sob controle’"

Postar um comentário