Arizona aprova lei que criminaliza imigração ilegal



A governadora do Estado americano Arizona, a republicana Jan Brewer, sancionou nesta sexta-feira (23) a lei que criminaliza os imigrantes ilegais, adotando a legislação mais severa sobre este tema nos Estados Unidos.

Brewer firmou a polêmica lei acompanhada por todo o gabinete, enquanto milhares de manifestantes protestavam contra a medida diante da sede do governo do Arizona.

A nova norma facilita procedimentos para identificar, processar e deportar imigrantes ilegais. Antes mesmo de ser assinada, a lei foi durante criticada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, informou o jornal americano The New York Times.

O ato político no Arizona deve influenciar a discussão sobre a reforma migratória nos EUA. Obama prometeu que o assunto será debatido neste ano na política americana.

Pelo texto do Arizona, a imigração ilegal passa a se crime e a polícia ganhar o poder de deter qualquer um suspeito de estar em tal condição no Estado. Os opositores do texto reclamam que ele deixa uma “porta aberta” para a discriminação contra hispânicos.

0 Response to "Arizona aprova lei que criminaliza imigração ilegal"

Postar um comentário