Europeus impedidos de embarcar se irritam com falta de informação



Passageiros europeus que não conseguem desde a semana passada voltar para casa estão impacientes com a estadia prolongada em São Paulo e irritados com a falta de informação. Eles estão sendo afetados pelo caos aéreo europeu provocado pela nuvem de fumaça de um vulcão na Islândia, que impede o tráfego de aviões em parte do continente.
“Já tentei diversas vezes contatar a companhia aérea, seja por telefone ou por internet, mas não consigo informações”, afirmou na manhã desta segunda-feira (19) o holandês Victor van den Heuvel, que desde sexta (16) espera conseguir voltar para Amsterdã.

Ele reclama que as informações são desencontradas e que a única fonte de notícias é a internet. Ansioso, Heuvel diz que não tem mais o que fazer no hotel em que foi hospedado pela companhia aérea, em Guarulhos, próximo ao aeroporto da Grande São Paulo.

“Mas também não quero me afastar daqui, pois se surgir alguma chance de embarcar, quero estar pronto. Já perdi o aniversário dos meus filhos, meu jogo de hóquei e compromissos profissionais”, lamenta.

A situação do francês Bernard Lavigne também permanecia indefinida na manhã desta segunda. Na recepção do hotel em que foi hospedado pela empresa aérea, tentava descobrir o que seria de seu futuro, já que a diária venceria ao meio dia e ninguém da companhia até as 10h havia aparecido para dar orientações.

“Eu embarcaria na sexta à tarde. No primeiro dia foi tudo perfeito, disseram que havia chances de irmos já no sábado. Mas não foi o que aconteceu e estamos aqui desde então sem nenhuma informação. Perdi muitos compromissos pessoais e profissionais”, reclamou.

O húngaro Gabor Szentivany, que também iria para a França na sexta, está nas mesmas condições. “Teve um grupo que conseguiu embarcar para Madri, mas para mim ainda fica muito longe.”

Insatisfeitos, muitos passageiros permaneciam no lobby do hotel, aguardando que representantes das companhias aéreas chegassem para dar qualquer orientação ou previsão de quando poderão voltar para os países de origem. Os funcionários do hotel tentavam ajudar os hóspedes, mas demonstravam também não ter informações vindas das empresas.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Air France e da KLM afirmou que não tinha nenhuma informação sobre os voos desta segunda-feira. A TAM, por meio de nota, confirmou o voo para Madri, mas disse que ainda aguardava confirmação das aberturas dos aeroportos de Londres, Frankfurt, Paris e Milão. A British Airways esclareceu que autoridades europeias já confirmaram que o aeroporto de Londres com certeza não abre até terça-feira (20).

60 mil voos cancelados em todo o mundo


Desde sexta-feira (16), 79 voos – entre chegadas e partidas – foram canceladas no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A maioria deles para Inglaterra, França, Suíça, Alemanha e Algumas cidades da Itália. Apenas nesta segunda-feira (19), foram 11 chegadas suspensas. Em todo o mundo, foram 60 mil cancelamentos. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) pediu que os voos seja retomados com urgência.

0 Response to "Europeus impedidos de embarcar se irritam com falta de informação"

Postar um comentário