Criminosos usam kit para praticar fraudes no RS



Uma espécie de kit para praticar fraudes está sendo usado por criminosos no Rio Grande do Sul e pode prejudiÉ um DVD permite que os criminosos falsifiquem centenas de documentos: atestados médicos, certidões de nascimento, diplomas de escolas e universidades.

Há selos de autenticação de cartórios de pelo menos 15 cidades brasileiras, folhas de cheques roubados em imagens de alta qualidade e cartões de programas sociais do Governo Federal.
A reportagem teve acesso ao DVD através de um homem, que diz ter comprado o produto de golpistas em Porto Alegre.

Os arquivos são modelos copiados de documentos originais e os dados podem ser alterados. Extratos bancários e contracheques, por exemplo, podem ser preenchidos com qualquer valor. Depois, é só imprimir. Até a autenticação mecânica de pagamento de contas pode ser adulterada.

A polícia disse que vai abrir um inquérito para investigar quem fez o DVD e como ele está sendo vendido. Já quem teve o nome usado nesses golpes precisa registrar ocorrência na delegacia. O próximo passo é procurar a loja ou banco onde a fraude foi aplicada, para tentar limpar o nome, e avisar cadastros de devedores como SPC e Serasa.

O delegado André Muxirão alerta que as pessoas devem ter atenção com dados pessoais e documentos. “Com as suas contas de água, com as suas contas de telefone, com as suas contas de luz. Esses documentos não podem ser descartados no lixo sem que, pelo menos, as pessoas adotem o cuidado de rasgá-los”, afirmou Muxirão.
car muitas pessoas honestas

0 Response to "Criminosos usam kit para praticar fraudes no RS"

Postar um comentário