Alpinista espanhol morre no Himalaia



O alpinista espanhol Tolo Calafat, de 39 anos, morreu vítima de um edema cerebral quando descia o monte Annapurna, no Himalaia, anunciou um dos companheiros de escalada à RNE (Rádio Nacional da Espanha).

Juanito Oiarzabal, que na terça-feira (27) alcançou o topo do Annapurna (8.091 m) ao lado de Calafat e de Carlos Paumer, foi quem comunicou a provável morte do colega, cujo corpo não foi encontrado.

- Calafat estava bloqueado sobre uma parede rochosa do Annapurna, a 7.500 metros, incapaz de se movimentar. Um helicóptero partiu para o socorro, mas não conseguiu localizá-lo.

Enquanto os dois alpinistas continuaram a descida, Cafalat, que estava muito debilitado, procurou em um abrigo, acompanhando de um guia, na espera de resgate. O guia foi até o acampamento para buscar comida, remédio e um saco de dormir, mas a noite caiu antes dele conseguir encontrar o alpinista espanhol.
Até a quarta-feira (28, Calafat conseguiu se comunicar com a família por telefone enquanto aguardava seu resgate, mas deixou de fazer contato. As operações de resgate foram suspensas por culpa do vento e do mau tempo.

Os três espanhóis escalaram na terça-feira o Annapurna ao mesmo tempo que a sul-coreana Oh Eun-Sun, a primeira mulher a conquistar os 14 maiores montes do mundo, todos acima de 8.000 metros.

0 Response to "Alpinista espanhol morre no Himalaia"

Postar um comentário