Tailândia suspende toque de recolher em Bangcoc e 23 províncias



O governo da Tailândia suspendeu neste sábado (29) o toque de recolher imposto na capital, Bangcoc, e em 23 províncias do país por conta dos distúrbios causados na última semana pelos confrontos entre o Exército e os "camisas vermelhas".

"Não temos que prorrogar mais o toque de recolher. A situação está sob controle", assegurou o primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva.

No entanto, Vejjajiva anunciou que por enquanto será mantido o estado de exceção, em vigor desde o dia 7 de abril, que permite ao Exército tomar o controle da segurança, proibir passeatas e censurar a imprensa, entre outras disposições. Ele também disse que não é provável que sejam realizadas eleições gerais antecipadas, como quer a oposição.

O toque de recolher foi imposto no último dia 19 de maio, poucas horas depois que os manifestantes antigovernamentais que acabavam de ser desalojados do centro de Bangcoc saquearam e incendiaram vários edifícios, entre eles a sede da Bolsa de Valores e o complexo de lojas de departamentos Central World.

Inicialmente, a restrição foi aplicada entre 21h e 6h locais, mas quando o Executivo decidiu, no início da semana, ampliar a medida por mais quatro dias, o prazo passou a ser entre 0h e 4h.

O governo tailandês afirmou que o toque de recolher era necessário para evitar novos focos de violência dos "camisas vermelhas", que chegaram a ocupar dois meses a principal zona de compras de Bangcoc.

0 Response to "Tailândia suspende toque de recolher em Bangcoc e 23 províncias"

Postar um comentário