Ministro indiano diz que descarrilamento que matou 65 foi ato de sabotagem



O ministro do Interior da Índia, Palaniappan Chidambaram, disse nesta sexta-feira (28) que o descarrilamento de um trem e o posterior choque com outra composição aconteceu devido uma aparente sabotagem, de acordo com comunicado divulgado pelo governo. O incidente matou ao menos 65 pessoas e deixou cerca de 200 feridos.

"Parece ser um caso de sabotagem. Uma parte das vias do trem foi retirada. Se foram usados explosivos ou não, ainda não está claro", afirmou Chidambaram no texto.

De acordo com o ministro, a Força Nacional de Resposta aos Desastres enviou quatro equipes para apoiar as autoridades ferroviárias nas operações de ajuda após o acidente, ocorrido no distrito de West Midnapore, no Estado de Bengala, leste do país.

Horas antes, a ministra de Ferrovias, Mamata Banerjee, anunciara que uma bomba colocada na linha férrea por supostos terroristas teria causado a tragédia. A representante do governo afirmou, ainda, que uma investigação seria iniciada.

- É um caso de explosão de bomba. Após a explosão, o trem descarrilou e ocorreu o acidente. De acordo com informação dada pela Força de Polícia de Ferrovias e outros oficiais, eles encontraram dinamite no lugar.

Mamata lamentou a falta de segurança contra possível atentados nas linhas férreas.

- As ferrovias são alvos fáceis. Estamos perdendo vidas de inocentes.

Segundo a versão da ministra, citada pela agência indiana PTI, a suposta explosão, o horário e a forma de realização do possível atentado apontam para um ataque da guerrilha maoísta indiana. Mamata disse, no entanto, que prefere esperar o fim das investigações para apontar culpados.

A hipótese da bomba, no entanto, contrasta com a versão do inspetor geral de polícia, Surojit Karpurokayastha, que afirmou que barras de metal da ferrovia tinham sido retiradas da via antes da chegada do trem. A locomotiva e treze vagões da composição, que ia para Mumbai, descarrilaram à 1h30 no horário local (17h de quinta-feira em Brasília).

Em seguida, vários vagões foram atingidos por um trem de carga que vinha em sentido contrário.

0 Response to "Ministro indiano diz que descarrilamento que matou 65 foi ato de sabotagem"

Postar um comentário