Moradores de Ipanema esperam que nova iluminação resolva falta de segurança



Moradores de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, esperam que o problema de falta de iluminação em alguns pontos do bairro seja resolvido com novas luminárias que aumentam a luminosidade e economizam energia, conforme promete projeto da prefeitura. A reportagem do R7 esteve nesta semana na avenida Visconde de Pirajá e nos arredores da praça Nossa Senhora da Paz, primeiras vias que receberão o projeto, e constatou que vários pontos estão no escuro.

No dia do lançamento do programa, na quarta-feira passada (4), de maneira simbólica, somente uma luminária recebeu a luz especial. A previsão é que a área ganhe mais de 200 postes em até três meses. Atualmente, na Visconde de Pirajá, os postes ainda não são suficientes para manter as calçadas iluminadas. Para isso, há pequenos postes no meio do passeio, mas, nem todos ficam acessos.

A calçada em frente aos bancos é escura, o que deixa os usuários de caixas eletrônicos apreensivos. O morador Nilton Godinho, de 82 anos, diz se sentir inseguro ao passar por trechos escuros.

- Sem luz tenho a sensação de estar desprotegido.

A reportagem observou que vários postes que geralmente ficam apagados, entre a Teixeira de Melo e Farme de Amoedo, estavam acessos. Ednaldo Justino, que trabalha na portaria de um edifício na Visconde de Pirajá, diz que já reclamou várias vezes à Rioluz (empresa que administra a iluminação pública). Há dois meses, os dois postes na frente do prédio estavam apagados. Ele se surpreendeu ao vê-los acessos.

- A gente deixa uma luz aqui de fora do prédio acesa, mas é o edifício que paga por isso. O estabelecimento aqui ao lado também colocou um refletor do lado de fora.


Já na praça Nossa Senhora da Paz, a tentativa de melhorar a iluminação local começou há alguns meses, mas somente nesta quarta-feira a prefeitura lançou o programa de melhorias.

Comerciantes da praça disseram que, em dezembro passado, foram instalados postes novos e “diferentes”. Mas, somente na quarta, uma das luminárias recebeu a iluminação econômica. A comerciante Kátia Regina Souza de Oliveira viu quando colocaram os novos postes, mas atualmente eles funcionam de forma intercalada – um acende, outro não.

- Tem assalto por aqui, menos na parte das floriculturas, que funcionam 24 horas.

No meio da praça, há iluminação em postes altos, porém, as árvores encobrem a luz. O breu é quase total. Risomar Barbosa Lima e Vilani Batista, mulheres de porteiros que trabalham na área, levam os filhos para brincar e jogar bola na praça. Mas, ficam de olho para evitar que as crianças brinquem onde está escuro.

- Ninguém vai lá. Dizem até que tem gente que faz cocô.

Outras queixas recaem sobre a praça General Osório, onde há um acesso à estação do metrô e paradas de ônibus. As árvores impedem a passagem da luz dos postes e vários trechos da praça são bem escuros. Os adolescentes que dormem nos arredores da praça preocupam a artista plástica Claudia de Farhat.

- Depois das 23h, não dá para passar por lá [praça] nem em lugar nenhum. Com iluminação, pode melhorar. Tem de instalar iluminação assim no Rio todo.

Nova luz
O projeto da RioLuz prevê a requalificação e ampliação da iluminação pública de 748 pontos de luz em 20 ruas, praças e avenidas do bairro. Será um investimento de R$ 1 milhão e deve ser concluído em 90 dias. O projeto inclui a instalação de 268 luminárias que prometem iluminar mais consumindo menos.

As ruas contempladas com a nova iluminação serão: Paul Redfern, Aníbal de Mendonça, Garcia D' Ávila, Maria Quitéria, Joana Angélica, Vinícius de Morais, Farme de Amoedo, Jangadeiros, Barão de Jaguaripe, Nascimento Silva, Redentor, Barão da Torre, Aberto de Campos, Almirante Sadock de Sá, Prudente de Morais, Desembargador Renato Tavares, Gorceix e a avenida Henrique Dumont.

0 Response to "Moradores de Ipanema esperam que nova iluminação resolva falta de segurança"

Postar um comentário